top of page
Foto do escritorDesembargador Luiz Octávio Saboia

Pensar no judiciário brasileiro sem pensar em inovação tecnológica, digital, é impossível.

Atualizado: 2 de jul.

Atualmente, o judiciário brasileiro possui o maior volume de processos do mundo. 


Se continuarmos a atuar como no século XIX ou mesmo no século XX, não conseguiremos oferecer uma justiça de qualidade ao cidadão, que clama por seus direitos.


Hoje temos todo ano, ingressando no poder judiciário de todo Brasil, cerca de 35 milhões de novas ações. O ritmo de baixa, ou seja, o número de casos resolvidos por ano, é de aproximadamente 30 milhões. 


Além disso, existe um acervo (estoque) de quase 100 milhões de processos pendentes.


Então, se não pensar em inovação como um todo – incluindo tecnologia, mas também inovação em processos, mudança de mentalidade e aperfeiçoamento dos métodos de trabalho – e se todas essas mudanças não formarem uma base sólida para inserir o judiciário no século XXI, com novas práticas e metodologias, a sociedade verá, em pouco tempo, um judiciário ainda mais estagnado.



O Projeto GRIDE é um exemplo de como podemos ajudar a inserir o judiciário no século XXI. 


Desde março de 2024, estamos implementando e experimentando no meu gabinete o Projeto GRIDE – que significa Gestão, Resposta, Inovação, Design, Dados, Tecnologia e Estrutura.


Esse projeto visa modernizar a gestão do gabinete através de práticas inovadoras e metodologias atualizadas. O Projeto GRIDE foi desenvolvido de maneira colaborativa por mim, pela Eduarda Perdigão Coura (Assessora de Inovação) e pela Hellen Graciosa (Chefe de Gabinete), com pilares e valores fundamentais que nos guiam nessa implementação.


Estamos testando melhorias que focam na comunicação interna e externa, adoção de novas tecnologias e desenvolvimento de estratégias de trabalho mais eficientes e colaborativas. Todos esses aperfeiçoamentos estão sendo criados com base nas melhores práticas de experiência do usuário (UX). A assessoria tem um papel crucial no dia a dia do Projeto GRIDE, atuando na identificação de oportunidades de melhoria, na implementação de soluções tecnológicas e na comunicação entre a equipe do gabinete. A colaboração da assessoria garante que as práticas de inovação sejam integradas de maneira eficaz e que as metodologias adotadas estejam alinhadas com as melhores práticas de Gestão e UX.


A ideia é transformar o ambiente de trabalho, tornando-o mais dinâmico e adaptável às necessidades da sociedade digital, garantindo assim uma justiça mais ágil e capaz de responder às mudanças.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page